Transtorno de ansiedade induzido por substância/medicamento

Envolve ansiedade devido à intoxicação ou abstinência de substâncias químicas ou tratamento medicamentoso. Este transtorno normalmente está relacionado ao uso de: cafeína, álcool, maconha, sedativos, hipnóticos, ansiolíticos, anfetamina, cocaína.

As características essenciais do Transtorno de ansiedade induzido por substância/medicamento são sintomas proeminentes de pânico ou ansiedade que são considerados como decorrentes dos efeitos de uma substância (ex: droga de abuso, medicamento ou exposição a uma toxina). Os sintomas de pânico ou ansiedade devem ter-se desenvolvido durante ou logo após a intoxicação ou abstinência da substância ou após a exposição a um medicamento, e as substâncias ou medicamentos devem ser capazes de produzir os sintomas.

No caso de medicamentos, depois que o tratamento é descontinuado, os sintomas de pânico e ansiedade devem melhorar ou ter remissão em um espaço de dias até algumas semanas ou um mês.

Fontes:

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. Editora Artmed, 2014.

https://br.mundopsicologos.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *