Você sabe lidar com as emoções?

As pessoas que sabem lidar com as emoções costumam ter um sistema imunológico mais saudável, não ficam doentes com tanta frequência e têm relações muito mais saudáveis.

Como identificar as emoções

Para identificar as emoções, a primeira coisa a se fazer é conhecer o que você está sentindo e escolher entre quatro emoções básicas: raiva, tristeza, felicidade e ansiedade.

Se você tem pensamentos sobre o futuro e sobre o que pode dar errado, com sensações físicas, como batimentos cardíacos acelerados, rigidez muscular e mandíbula cerrada, você deve se perguntar do que tem medo. É uma emoção relacionada à ansiedade.

Com pensamentos negativos sobre o passado, e sensação de cansaço e peso, com possibilidade de chorar e dificuldade para se concentrar, você deve se perguntar o que você perdeu. É uma emoção relacionada à tristeza.

Com pensamentos que se concentram em como você ou seus valores foram atacados, e com sensações físicas similares à ansiedade, aceleração do coração e pressão no corpo, é uma emoção relacionada à raiva.

Com pensamentos que se concentram no que você ganhou, e você tem sensações de calma, sendo possível até mesmo sorrir, é uma emoção relacionada à felicidade.

Não há emoções só boas ou só más – o importante são as proporções delas e o contexto em qual são usadas.

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/como-lidar-emocoes-forma-eficaz/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *