Neuropsicologia

A neuropsicologia é a área da psicologia e da neurociências que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento. O objetivo da avaliação neuropsicológica consiste em um diagnóstico diferencial e complementar de casos neurológicos e transtornos psiquiátricos, observando a origem e grau de alteração cognitiva  e comportamental.

.

O que é Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação Neuropsicológica é um exame detalhado das funções cognitivas que investiga o desempenho e das habilidades  de inteligência, memória, atenção, linguagem, aprendizagem, percepção, entre outros.A avaliação é composta por uma entrevista inicial com o paciente ou responsáveis, uma bateria de testes neuropsicológicos específicos padronizados e validados, e observação clínica durante as etapas sucessivas.

.

Por que fazer uma Avaliação Neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica investiga o funcionamento cognitivo e identifica a dificuldade do paciente e como ela se manifesta.
Fornece informações detalhadas para médicos e especialistas definirem o diagnóstico e o tratamento adequado.
Os transtornos psicológicos mais comuns podem ser tratados de forma eficaz, caso sejam identificados rapidamente.

.

À quem se destina?

Crianças, adolescentes, adultos e idosos. Todos podem se beneficiar da Avaliação Neuropsicológica, porém cada grupo tem uma necessidade diferente.
A avaliação Neuropsicológica atende todas as faixas de idade, cada grupo tem uma necessidade específica: crianças, adolescentes, adultos e idosos.